Quando pensamos em robótica, pensamos em sistemas inteligentes, autônomos, que realizam tarefas sozinhas, sem interferência humana, mas para que isso ocorra é necessário que o sistema de controle seja dotado de equipamentos e de uma forma de inteligência artificial, esse componente pode ser um controlador programado para executar determinadas tarefas.
A inteligência por trás das tarefas é realizada através de sistemas que são controlados por instruções de acordo com os sinais de variáveis envolvidas.
Como exemplo no nosso dia-dia para que tudo ocorra perfeitamente no nosso transporte pessoa, na utilização de nosso carro, é necessário controlamos algumas variáveis, como: nível de óleo lubrificante, nível de combustível, pressão dos pneus, temperatura interna do carro, velocidade de trafego, temperatura interna do veiculo, nesse caso é você o controlador do sistema, que é o carro, o responsável pelo funcionamento adequado do mesmo.
O sistema de controle necessita de um objetivo, o que fazer, como fazer e o motivo de fazer, o que são realizado através de meios dos componentes que compões o sistema, o resultado dos fatores e variáveis irão resultar no produto do sistema de saída.
Classificação de Sistema de Controle.
Os Sistemas de Controle podem ser divididos em dois tipos:
Sistema de Controle (Malha Aberta x Malha Fechada).
No Sistema de controle em malha aberta todas as ações são pré- programadas, o resultado da saída não pode ser corrigido. Temos como exemplo um aquecedor elétrico, nesse sistema a saída não é medida nem realimentada.
Já no controle com malha fechada, as informações alimentam o sistema e geram resultados que são comparados com os valores desejados e corrigidos se necessário através das variáveis de controle.
Um exemplo de um sistema de controle de malha fechada.
No exemplo acima temos o exemplo de uma caldeira com malha aberta, no qual o resultado da saída é resultado da ação do operador em relação à abertura da válvula, e a malha fechada, sendo a temperatura corrigida continuamente a partir da temperatura da saída e a temperatura desejada.
NETO, Augusto J. Leda
Augusto.leda@gmail.com